Classificações dos compassos
Os compassos podem ser
classificados de acordo com dois critérios: se levarmos em conta as notas que o
compõem podemos dividi-los em simples e compostos.
Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser binários, ternários, quaternários ou complexos.
Compasso
simples
Compasso simples é aquele em que
cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da
fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração
de 1/4 (uma semínima) cada.
Os tipos mais comuns de compassos simples possuem 2 ou 4 no denominador (2/2,
2/4, 3/4 ou 4/4).
Compasso
composto
Compasso composto é aquele em que
cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo
denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador
indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o
numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é
formado por 6 colcheias. No entanto a métrica deste compasso é binária, ou
seja, dois pulsos por tempo. Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia,
mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínimapontuada). Como
cada pulso é composto de três notas, esse compasso é definido como composto.
Obtém-se um compasso composto multiplicando um compasso simples pela fracção de
3/2 por exemplo: o compasso 2/4 é binário simples,(2/4)*(3/2)=6/8 que
corresponde a um binário composto. 3/4 é ternário simples, (3/4)* (3/2) = 9/8
que corresponde a um ternário composto 4/4 é quaternário simples, (4/4)*(3/2)=
12/8 que corresponde a um quaternário composto.
Compasso
binário
Célula rítmica formada por dois
tempos. O pulso é forte -
fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco.
Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são
os compassos 2/8, 2/4, 2/2. Alguns exemplos de binário composto são 6/4 6/8,
6/16, desde que haja divisão binária.
O ritmo binário é utilizado em
marchas, em algumas composições música
erudita e de jazz, além de
muitos ritmos populares, tais como o frevo, baião, ska, samba, blues, polca, rumba fado,bossa nova, etc.
Na forma composta, pode ser encontrado nos minutos e em muitos ritmos latinos.
Compasso ternário
Métrica formada por três tempos
Também o ternário pode ser simples (por exemplo 3/4, 3/2) ou composto (como
9/8, 9/16, sempre em divisão ternária). Os principais ritmos a utilizar o
ternário simples é a valsa e a guarânia. A forma composta é usada principalmente em
danças medievais, na música
erudita e no jazz.
Compasso quaternário
Compõe-se de quatro tempos. Pode
ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A
aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e
quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária.
São alguns exemplos de compasso
quaternário simples 4/2, 4/4, 4/8, 4/16. De quaternários compostos, podemos
citar 12/4, 12/8, 12/16.
Compasso complexo
Uma característica auditiva não
nos permite realizar compassos acima de quatro tempos sem os contar nem
subdividir em outros[carece de
fontes]. Por isso, os compassos acima de
4 tempos apresentam sempre uma subdivisão interna em partes menores ou iguais a
4 tempos.
Alguns compositores utilizam
compassos com métricas 5/4, 5/8, 7/8, 10/8, 11/8 e várias outras, trata-se
sempre de aglomerações. No 5/4, por exemplo, trata-se da justaposição de um
2/4, seguido de um 3/4 (ou vice-versa). Outro exemplo é o 7/4 que pode se
formar por um 4/4 e um 3/4 e assim por diante, de tantas maneiras quanto for
possível dividir em unidades binárias, ternárias e quaternárias. Também pode-se
dizer compasso irregular ou alternado.
É interessante notar que o que
chamamos de compasso composto são justaposições de unidades ternárias.
Compassos
complexos particulares
Um interessante tipo de compasso
complexo é a justaposição 3/X + 3/X + 2/X, formando um compasso teoricamente
8/X. Essa subdivisão é muito comum na música de todo o mundo ocidental e também
de diversos outros povos (é a divisão utilizada, por exemplo, na rumba). Por
ter um uso tão amplo, a grafia 8/X nas partituras deu lugar a grafias mais
simples, relacionadas mais ao estilo de cada caso que à correção meticulosa da notação. Em alguns casos o que aparece na partitura
é 2/4 (na verdade 3/16 +3/16 + 2/16); em outros, 4/4 (na verdade 3/8 + 3/8 +
2/8) ou 2/2 (igualmente, mas com divisão binária). O número superior indica o
número de eventos que acontecem dentro do espaço.
Combinações
de compassos complexos
Amplamente utilizado por bandas
de rock progressivo, dão grande complexidade e unicidade às músicas. Exemplos:
4/4, 3/4 (dando a ideia de 7/4); 15/16, 4/4, 7/8, 19/16 (de maior
complexidade); 6/8, 6/8, 6/8, 5/8; etc. Permitindo qualquer combinação de
compassos, mesmo sendo apenas entre os mais simples, amplia-se a concepção de
compassos não apenas como divisões facilitadoras, mas como unidades básicas de
uma composição musical.
Compassos
correspondentes
Todo o compasso simples tem um
correspondente composto e vice-versa. É fácil encontrar um compasso
correspondente através das figuras de tempo. Levando em conta os compassos 2/4
e 6/8, simples e composto respectivamente, temos no primeiro a figura de duas semínimas por compasso, e no segundo, o de duas
semínimas pontuadas por compasso (dois pares de colcheia). Lembrando que apesar
da leitura ser de seis colcheias por compasso, o compasso de 6/8 é um 2/4
composto.
Um compasso simples transforma-se
no seu correspondente composto, fazendo as seguintes operações:
1. Multiplica-se o numerador da
fracção por 3 e o denominador por 2;
2. Aplica-se um ponto de
aumentação às figuras que preenchem cada tempo;
Um compasso composto
transforma-se no seu correspondente simples, pelas operações inversas:
1. Divide-se o numerador da
fracção por 3 e o denominador por 2;
2. Suprime-se o ponto de
aumentação às figuras que preenchem cada tempo;
Exemplo:
2/4 (simples) e 6/8 (composto)
são correspondentes binários;
3/4 (simples) e 9/8 (composto)
são correspondentes ternários;
4/4 (simples) e 12/8 (composto)
são correspondentes quaternários