Trítono
Vocês já ouviram falar o Trítono?
Se ainda não,vem comigo nesse post.
O Trítono é o intervalo de três tons
inteiros entre duas notas. Ou seja, quando tocamos simultaneamente duas notas
que possuem três tons de distância entre si, estamos
tocando um trítono.
Um exemplo de trítono está
entre as notas Fá e Si.
Como já foi dito no artigo “harmonia funcional”,
o acorde dominante possui uma sonoridade de tensão. Essa tensão ocorre devido à
existência de um trítono.
O efeito do trítono
O efeito do trítono proporciona uma das mais complexas dissonâncias da
música ocidental. Sua sonoridade passa a ideia de movimento, instabilidade, e
quando ele não é acompanhado de um acorde de repouso, o ouvinte fica
angustiado, aflito, afinal o trítono “precisa” ser resolvido.
Por isso que muitas melodias de suspense em filmes de terror famosos
contém apenas duas notas e fazem o maior sucesso. Basta que você coloque
trítonos tocando intermitentemente que a pessoa já começa a sentir medo.
Todo acorde dominante contém um trítono, afinal o trítono é o
responsável pela sensação de “tensão” da função dominante. Vamos analisar
alguns acordes V7 (quinto grau com
sétima menor) para você conferir.
Repare, por exemplo, nas notas que compõe o acorde G7: Sol, Si, Ré, Fá.
Entre Si e Fá temos 3 tons de distância.
Outro exemplo: confira as notas que compõe o acorde E7: Mi, Sol#, Si,
Ré.
Entre Sol# e Ré temos 3 tons de distância.
Muito bem, já deu para perceber que nos acordes maiores com sétima
existe um trítono entre os graus 3º e 7º.
Uma coisa importante de se destacar é o efeito cromático produzido
por esse trítono. No caso de G7, que resolve em Dó maior, as notas Si e Fá
estão um semitom abaixo e acima, respectivamente, da fundamental e da terça de
Dó. Ou seja, há um efeito cromático que faz esse acorde “caminhar” para Dó, como
se tivesse uma necessidade de resolver nele.
Outro tipo de acorde com função dominante é o acorde menor com
sétima e quinta bemol (lembra dele? Esse acorde aparece no sétimo grau do campo harmônico maior,
conhecido como acorde meio-diminuto).
Repare nas notas de Am7(b5): Lá, Dó, Ré#, Sol
Entre Lá e Ré# temos 3 tons de distância.
Entre Lá e Ré# temos 3 tons de distância.
Obs: Nem sempre o acorde meio-diminuto atuará como dominante. Dependendo do
contexto, ele poderá atuar com outra função (veremos isso em estudos
posteriores).
O som do diabo
Bom, talvez você esteja se perguntando: “Por que raios o título desse
tópico é o som do diabo??”. Calma, mataremos sua curiosidade agora.
Durante algum tempo, o trítono foi proibido pela igreja ocidental por
causar demasiado efeito de tensão. Essa dissonância era vista pela igreja como
maligna, pois acreditava-se que a perfeição de Deus se traduzia em sons
harmônicos, não desarmônicos como o trítono.
Esse conceito fez com que, na Idade Média, o trítono recebesse o nome de
“diabolus in musica“, sendo expressamente proibido de ser tocado (ameaçando
compositores de irem parar na fogueira).
Mais tarde, percebeu-se que essa definição não tinha embasamento
bíblico, e o trítono passou a ser liberado.
-#Descomplicando
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