Entrevista Mito Pascoal (Novo Som)



Eae galera!
A entrevista de hoje é com meu amigo Mito Pascoal, um dos melhores tecladistas do país, que vocês me sugeriram pelo email. 
Então, bóra lá!

Edmilson Pascoal da Mota (Mito),52 anos, Carioca(RJ), Contabilidade(ensino médio),
Módulos de orquestração e composição para Cinema e TV no Conservatório Brasileiro.




Mito, como você aprendeu a tocar?
Comecei a tocar violão aos 9 anos. Minha irmã Cris Pascoal nasceu no dia do meu niver (26/11). Como não tive festa, papai me deu um violão. Hoje, a Cris é formada em Música, pós-graduada em regência e toca flauta transversal.
Sentei no piano com o violão e fui passando os acordes do violão para o piano. Tudo de ouvido! Sou autodidata. E hoje eu escrevo partituras em grade, depois desse curso que fiz.

Como começou sua carreira musical?
Comecei aos 14 anos, tocando baixo num grupo da minha igreja, chamado Milagre da Graça(MIG). Percorri várias igrejas com esse grupo.
Aos 19 anos ingressei no Novo Som. Depois de ter gravado o primeiro álbum, deixei a banda pra trabalhar com artistas seculares.
José Augusto e Joanna foram os que trabalhei mais tempo, viajando pra África e alguns países da Europa e América Latina. Voltei em 94, no "Ao vivo" na Rio Sampa, e tô até hoje, graças a Deus.


Quando começou a produzir?
Comecei a produzir aos 20 anos, aproximadamente. Já era arranjador e comecei a dirigir os músicos no estúdio, já que eu sabia os pontos altos do arranjo, ficou mais fácil pra mim. Depois comecei a produzir , de fato. Como também componho trilhas pra TV acabo produzindo minhas próprias trilhas..


Como é a experiência de trabalhar na Industria Musical?
Gosto de trabalhar com música. Faço meus horários,componho trilhas sempre. Às vezes ouço alguma na TV, o que é gratificante. Minhas trilhas tocam no Fantástico, Ana Maria Braga, Globo Esporte, novela "Cúmplices de Um Resgate", etc.


Quais bandas participa/participou?
Sempre fui do Novo Som, mas gravei com Semeando, Contato Vital, Banda & Voz, Catedral, Banda Atrium(Manaus), Banda Jorbs(SP), fora cantores e cantoras.

Quais suas influências:
Commissioned(gospel), Spyro Gyra, Chick Corea, black music, jazz, algumas bandas como Whitesnake, Level 42, Earth, Wind & Fire etc.

Dica importante :
Estude sempre. Quando tiver que estudar uma música nova, procure as partes complicadas, isole e estude. Talvez, numa música de 4 minutos, a parte mais difícil não chegue à 30 segundos. Ao invés de estudar a música inteira de 4minutos, que equivale a 15 vezes em 1h, experimente estudar aquele trecho de 30 segundos. São 120 vezes no espaço de 1 hora. Percebeu a diferença? De 15 vezes pra 120 vezes. Vai tocar até de trás para  frente. E a velha máxima: "A repetição leva à perfeição´´.

Recado para meus amigos músicos:
Não desistam. Estudem, pesquisem, perguntem.  Se tem alguém cantando ou tocando e você gostou do que ouviu, vai lá e pergunta: "Quais acordes você usou naquele trecho?"
Sigam o Novo Som nas redes sociais. Também estou no Facebook e Instagram.
Agradeço à Debby pelo convite pra compartilhar um pouco da minha trajetória. Fiquem com Deus.
Att, Mito Pascoal.







Postagens mais visitadas