VIIº=V7(b9)

Equivalência VIIº=V7(b9)

Expandindo a visão sobre substituições de acordes

Já sabemos que o acorde diminuto que se localiza um semitom acima do acorde V7 possui o mesmo trítono que este. Veja esse exemplo, que está na tonalidade de Dó maior (Sol é o quinto grau):
Notas do acorde G#°: G#, B, D, F
Notas do acorde G7: G, B, D, F
O trítono presente em ambos está entre as notas B e F (3 tons de distância).
O acorde diminuto (G#°) ainda possui outro trítono, entre as notas G# e D. Poderíamos então pensar em alterar o acorde G7 para torná-lo ainda mais parecido com o acorde diminuto. A única nota que faltaria no acorde G7 para formar este trítono (G# / D) seria a nota G# (que é a nona bemol de Sol), então podemos colocar uma nona bemol ao acorde V7, ficando com G7(b9).
Agora temos dois acordes equivalentes:
  • Notas do acorde G#°: G#, B, D, F
  • Notas do acorde G7(b9): G, G#, B, D, F
Como também sabemos que G#° = B°, e Si é o sétimo grau da nossa tonalidade, podemos generalizar afirmando que os acordes VII° (sétimo grau diminuto) e V7(b9) se equivalem.
Obs: Pensar no acorde de sétimo grau VII° em vez de V#° é o mais comum.
 Agora repare o seguinte:
  • Dó é o acorde de resolução de Sol (V7 – I).
  • A nona bemol de Sol corresponde à sexta bemol de Dó (nota G#).
  • Essa sexta bemol de Dó está presente na escala de Dó menor (a escala de Dó maior possui sexta maior, não sexta menor).
Conclusão: O acorde G7(b9) é indicado como dominante para resolver no acorde de Dó menor!
Bom, então você já sabe que, se a ideia é colocar um acorde V7 para resolver no primeiro grau menor, podemos acrescentar uma nota de extensão (b9) a esse dominante formando um V7(b9), pois isso vai fortalecer essa cadência!
Nesse tópico, descobrimos mais um motivo que faz o diminuto ascendente resolver bem em acordes menores, pois ele equivale a um V7(b9).
Para finalizar esse assunto, procure praticar essas equivalências VII° = V7(b9) nas demais tonalidades, incorporando esse conceito dentro de músicas que você conhece. Isso vai enriquecer sua visão sobre substituições.
Descomplicando a música.

Postagens mais visitadas