Como limpar minha guitarra sem estragar a pintura?

1-No  corpo da guitarra você pode usar cera automotiva,como eu costumo usar,mas tem que tomar cuidado, pois tem umas que são muito abrasivas e podem estragar a pintura.

2-Pra limpar a ponte, pode usar um pincel pequeno pra tirar a poeirinha,já o braço, se for pintado com verniz a escala, é só passar um paninho.

3-Use só uma flanela pra secar depois que tocar mesmo. E, quando for trocar cordas, dê uma limpada geral com lustra móveis . 


Se a escala é escura você pode passar óleo de peroba nela pois ajuda a preservá-la . 

4- Nas guitarras com verniz e esmalte passe apenas um paninho úmido e depois um seco para não danificar a pintura.

Observações ( Pra polir os trastes e tratar a escala: se a escala for escura, bombril nos trastes e na escala, depois passe muito pouco, mas pouquinho de óleo de peroba, pra não ficar 'melequenta', pode usar álcool isopropílico pra tirar o excesso, 
se for escala clara, passe um paninho úmido ou álcool isopropílico (só passe o álcool se ela NÃO tiver verniz, se tiver verniz pode passar o *pano úmido com o Lustra-Móveis ) e passe bombril cuidadosamente e apenas nos trastes. Também surgiro bombril e um liquido chamado Brasso aqueles de limpar matérias de prata para passar nos Pinos da guitarra.


(E só limpe a escala quando for trocar as cordas , após tirar todas as cordas,passe o óleo de peroba, pois com o encordamento você pode 'enxarca-las' e elas vão oxidar mais rápido.)

Postagens mais visitadas