Tudo sobre guitarra

Bom , primeiro vamos dividir a guitarra em ponte e braço. 

Braço: 

1 - Headstock ou mão: é a extremidade do braço, onde se encontram as tarrachas. 

2 - Tarrachas: são seis peças do headstock onde prendemos as cordas. É com as tarrachas que nós afinamos as cordas. 

3 - Capotraste ou pestana: é a peça que fica entre a escala e o headstock aonde as cordas ficam apoiadas. 

4 - Escala ou espelho: É a parte da frente do braço, por onde as cordas passam por cima, e onde se encontram os trastes. 

5 - Trastes: filetes de metal que são colocados ao longo de toda a escala. Sua colocação deve ser perfeita senão a guitarra terá sérios problemas de afinação. 

6 - Casas: são os espaços entre os trastes. Quando estamos tocando, apertamos as cordas sobre as casas. Reparem que as casas diminuem gradativamente de tamanho à partir do headstock. 

Corpo 

1 - Captadores ou Pick-ups: é por onde se capta o som da guitarra. No captador há seis polos magnéticos (um para cada corda) que estão ligados a um fio de cobre finíssimo que é enrolado inúmeras vezes em uma bobina e depois vai para a saída da guitarra. Os polos captam magnéticamente o som das cordas, que é transformado em eletricidade pela bobina, sendo levado ao amplicador através de um cabo. Por sua vez, o amplificador trata de transformar o impulso elétrico em som novamente. 

O número de captadores em uma guitarra varia de um modelo para o outro, o importante é saber que quanto mais próximo ao cavalete, mais o timbre do captador é agudo, quanto mais próximo ao braço mais grave será seu timbre. Portanto quanto mais captadores em uma guitarra, mais variedade de timbres poderemos obter. 

Há, basicamente, dois tipos de captadores: os de uma bobina chamados single-coil. e os de bobina dúpla chamados humbucker. 

Os single-coils tem como características um timbre mais “brilhante” e “estalado”, porém com mais ruído, enquanto os humbuckers têm um timbre mais “apagado” com bem menos ruído. 

2- Ponte ou cavalete: é a parte do corpo onde prendemos uma das extremidades das cordas (a outra está nas tarrachas). Existem dois tipos de pontes: 

Fixas: são como pontes de violão, servem apenas para prender as cordas. 

Móveis: sua estrutura é presa a um mecanismo feito de molas que fica na parte de trás do corpo. Através de uma alavanca colocada na parte inferior da ponte, podemos movê-la desafinando a guitarra. Depois disso o mecanismo de molas trará a ponte para a sua posição original permitindo que as cordas continuem afinadas. 
Alguma pontes móveis possuem um recurso chamado microafinação: que são parafusos que quando acionados elevam ou abaixam a afinação da corda de forma muito mais sutil que as tarrachas. Normalmente as guitarras que possuem pontes com microafinação, têm instalado no capotraste uma trava que impede que a corda deslize da tarracha mesmo quando se abusa da alavanca. 

3 - Chave seletora de captador: serve para selecionar o captador que será usado. Existem dois tipos de chave s seletoras: a de três posições e a de cinco posições. 

A de três posições é a chave que se instala em guitarras de dois captadores (um próximo a ponte e o outro próximo ao braço). Quando a chave é colocada toda para baixo, funciona somente o captador próximo a ponte (captador agudo); quando a chave está toda para cima funciona somente o captador próximo ao braço (captador grave); e quando a chave está no meio, funciona os dois captadores ao mesmo tempo. 

A de cinco posições é instalada em guitarras com três captadores (um próximo ao cavalete, um próximo ao braço e outro entre os dois). Quando a chave está toda para baixo, funciona somente o captador próximo a ponte (captador agudo); na segunda posição (de baixo para cima) funcionará o captador próximo a ponte e o captador do meio (captador médio); na terceira posição funcionará somente o captador do meio; na quarta posição funciona o captador do meio e o captador próximo ao braço (captador grave); quando a chave está toda para cima funcionará somente o captador próximo ao braço. 

4 - Potenciometros: são dispositivos eletronicos que controlam o volume e tone através de botões giratórios chamados Knobs.

5 - Escudo: chapa de material plástico que protege a parte elétrica da guitarra. Os escudos variam de acordo com o modelo da guitarra, e em alguns modelos não são usados. 

6 - Saída ou output: onde encaixamos o cabo que leva o som da guitarra para o amplificador. 

Obs: A guitarra, ao contrário do que muita gente pensa, é um instrumento elétrico/acústico e não eletrônico. Portanto o seu timbre depende, além da parte elétrica (captadores, amplificadores etc...), da parte acústica (tipo de madeira, cordas, modelo do corpo etc...).

Postagens mais visitadas